GratuitosWattpad

Conheça: A Lenda de Dona Nancy no Wattpad

Você gosta de livros de investigação?
Quando se fala de detetives, perseguições policiais, mistérios e ação, geralmente o que vem em mente são personagens como Sherlock Holmes, Poirot ou o 007.

E dificilmente o universo deles abraça a nossa realidade no Brasil (O Xangô de Baker Street não vale!).

Mas se você acha impossível encontrar um thriller policial que se passa no Brasil e, de quebra, ainda com uma protagonista feminina, dá uma passada no Wattpad e prepare-se para conferir gratuitamente a história escrita pela Brenda S. Almeida.

 

Capa de A Lenda de Dona Nancy no Wattpad

 

Em meados de 90, num local não muito conhecido que se encontra no interior da Bahia, uma antiga lenda de uma senhora e o farfalhar dos seus sininhos assombra um curioso evento: o desaparecimento de três crianças.

  Uma investigadora, sem ajuda de dispositivos tecnológicos ou bancos de dados, vai à procura de respostas com sua afiada capacidade analítica e surpreendentes deduções lógicas. Como num jogo de pôquer, é preciso estar atento aos mínimos detalhes.

Um romance policial acompanhado de muitas doses de café, onde o cérebro é o único instrumento de investigação.

 

Sim! E além de tudo o texto foge do eixo Rio-São Paulo-Sul.

Sobre o Livro

Já dá pra notar de cara o combo de quebra de paradigmas que a autora conseguiu colocar no texto:

  • Uma história com uma protagonista mulher
  • Detetive
  • Brasileira
  • Que se passa no interior da Bahia

É interessante ver um estilo de história que aprendemos a conhecer majoritariamente em ambientes internacionais e com protagonistas homens tomando forma em uma Bahia dos anos 90.

O suspense construído habilmente degrau a degrau tem o poder de transportar o leitor para Itororó e fazer com que tema pelo futuro das crianças que desafiaram A Lenda de Dona Nancy.

 

Opinião

 

Enquanto lia (o que fiz razoavelmente rápido, considerando o pouco tempo disponível que tive ultimamente), mergulhei tão fundo no universo de Elis Cavalcanti que imaginava as cenas como em um filme, coisa que nem toda leitura faz comigo.

A escrita da Brenda é muito consistente, cuidadosa e se sobressai à grande parte do que vemos no Wattpad. Percebemos um cuidado imenso na construção da trama, das frases e dos capítulos que, apesar de muitas vezes pequenos, são densos e significativos.

Eu, como fã das referências, adorei ver pequenas homenagens em diversas formas.

Minhas favoritas foram as menções ao cinema clássico, que foram singelas, mas trouxeram aquele sorriso no rosto e fizeram pensar “eu sei do que ela está falando aqui!”

Desenho presente no prólogo de A Lenda de Dona Nancy

 

Prós & Contras

Os únicos contras que eu poderia apontar são:

  • a apresentação razoavelmente breve de um personagem a quem imagino que deveríamos nos afeiçoar (na segunda parte do livro)
  • A escolha romântica da protagonista.

Porém, mesmo estas, são apenas opiniões pessoais e tenho certeza que muita gente sequer concordaria comigo. Ou seja:  não há mesmo nada que possa tirar o mérito do texto excelente e da história em um todo.

O livro está em #14 no ranking de Mistério/Suspense enquanto esta resenha é escrita. Já conta com mais de 23 mil leituras e 4 mil votos.

 

 

Links

 

Leia A Lenda de Dona Nancy no Wattpad.

Não esqueça de deixar comentários, votos e seguir a Brenda S. Almeida.

E siga A Hyposa no Facebook para conhecer novas sugestões de histórias de autores talentosíssimos.

Postagem Anterior

Entrevista com a autora Graci Rocha

Post Seguinte

Conheça: Dias Vermelhos no Wattpad

O Autor

Camila Cruz

Camila Cruz

28 anos, amante de Literatura, Cinema e musicais. Adora aprender e conhecer, principalmente o que é novidade. Embora use o Wattpad há cerca de um ano, escreve desde que aprendeu a pegar em uma caneta — e mantém (quase) tudo em uma gaveta.
Se precisasse se descrever por uma única frase, essa seria de autoria de A. S. Byatt em Possessão: "I am a creature of my pen. My pen is the best part of me."

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *