Wattpad

Conheça: Borboletas Radioativas no Wattpad

Borboletas Radioativas é a obra da Ana Luísa Ricardo, disponível gratuitamente e completa no Wattpd e que entre outras coisas mistura drama, comédia, aventura, frases inspiradoras e ainda aborda uma doença pouco conhecida, mas bastante grave: a ELA (esclerose lateral amiotrófica). Para quem gosta de livros como A Culpa é das Estrelas, e os gêneros Young Adult e Sick-lit a história é um prato cheio!

Sinopse: Aspirante à escritora, Isadora sonha, há seis anos, em publicar uma de suas inúmeras obras. Contudo, por mais que tenha fé e acredite em seu talento, todos os seus livros são rejeitados. Após a sétima rejeição, Isa decide deixar seu sonho para trás. No entanto, uma oferta de emprego a leva à casa da família Andrade e ela conhece Aluísio, jovem portador de uma doença degenerativa. Com um ar sonhador, ele reacende aquela chama que parecia extinta no peito de Isadora. Assim, a ideia para um livro novo, uma biblioteca particular e uma proposta juntarão duas pessoas totalmente diferentes e, apesar disso, repletas de sonhos, medos e segredos.

Fonte: da autora

Como começar a falar dessa história com elementos tão bons e sem me emocionar? hahahaha Difícil! Mas começarei pelo fato de a protagonista, Isadora, ser uma escritora. Só isso de cara já gera muita empatia. Ainda mais porque a história começa com ela enfrentando uma “bad” ter seu livro recusado por uma editora outra vez. Com mais essa recusa, a menina promete a si mesma que não voltará a escrever  e que desistirá de sua carreira como escritora, seguindo sua vida como antes, com a faculdade de fonoaudiologia e trabalhando no escritório de advocacia que o irmão mais velho é sócio.

Nesse mesmo escritório trabalham outros três personagens importantes: Luís, Suzana e Ivy. Respectivamente o irmão de Isadora, sua melhor amiga e o outro sócio advogado. Eles formam o núcleo cômico da história, já que Luís é apaixonado por Suzana, Suzana (uma #girlpower de dar inveja) dá uns pegas em Ivy e Ivy fica com qualquer mulher que encontra pela frente, sem jamais se apegar (ele tem um passado triste por trás de tudo isso e ao longo da história vamos descobrindo mais sobre e querendo pegá-lo e pô-lo no colo).

Fonte: da autora

Mas enfim, Isadora segue a sua vida com o namorado embuste que nunca leu o que ela escreveu e não lhe apoia, o trabalho de sempre, a faculdade e o desânimo. Isso até que ela é chamada para um novo emprego. Praticamente um estágio na casa da família Andrade, onde ela terá que passar alguns exercícios de fala e dicção para um paciente diagnosticado com ELA. E aí, a surpresa! O paciente é  Aluísio, o protagonista mais fofo e apaixonante que você conhecerá!

Porém, não foi coincidência que ela tenha ido parar na casa dele. Os dois já haviam se encontrado antes em uma festa. Em tal ocasião, Isa estava lendo um livro no meio da festa, enquanto esperava o namorado e a amiga aparecerem. A menina sozinha e compenetrada na leitura chamou a atenção de Aluísio que puxou conversa com ela e descobriu quem era a moça estranha. Foi nessa mesma noite, que ele passou mal, foi levado para um hospital e descobriu ser portador da ELA. E aí sim ele lembrou de Isadora e pediu para que ela fosse a sua fonoaudióloga.

A partir daí, Isa começa a frequentar a casa dele, auxiliá-los nos exercícios e os dois se tornam amigos. Aluísio é formado em Letras, é poeta e entende completamente o que Isadora sente sendo escritora. Inclusive, ele insiste para ler o livro dela e o quando o faz, devora a obra em poucas horas e passa a incentivá-la a prosseguir escrevendo e não desistir do sonho.

Fonte: da autora

Como Aluísio sabe que tem pouco tempo de vida e que logo não terá mais movimentos e nem mesmo poderá falar, ele decide realizar seus últimos sonhos e para isso convida Isadora para ir com ele em um mochilão pela América no Sul. Não bastasse ela, ainda irão juntos o trio cômico do escritório: Luís, Suzana e Ivy (que é amigo e conhecido de Aluísio também). E nessa viagem tem de tudo!

Mais que isso não poderei contar. Já dei bastante spoilers, mas garanto que há muita diversão, treta, amor, realização de sonhos, motivação, a luta de Aluísio com a doença, a volta de Isadora para a escrita, uma treta feia dela com o namorado e mais muitas coisas!

Fonte: da autora

Aproveitem que Borboletas Radioativas está completa no Wattpad e leiam essa raridade. Os capítulos são um pouco longos, mas a escrita é fluída, leve, sem erros gramaticais, a narração é feita em primeira pessoa pelos pontos de vista de Isadora e de Aluísio e os personagens são muito carismáticos!

E ainda não bastasse tudo isso, a obra traz muito envolvimento com a música, principalmente as canções do Coldplay (a banda preferida de Aluísio), além de várias outras músicas de pop/rock. E bônus 2: muita poesia! Poesias, inclusive, feitas pelo próprio Aluísio.

Fonte: da autora

Ah! E importante: preparem os lencinhos para o final! Fazia muito tempo que não chorava com uma história como chorei com essa!

LINKS:

Leia Borboletas Radioativas no Wattpad

Siga Ana Luísa Ricardo no Wattpad

Participe do grupo de leitores da história no Facebook

Ouça a Playlist da obra no Spotify 

E curta A Hyposa no Facebook

Postagem Anterior

Conheça: Sob o Signo do Café no Wattpad

Post Seguinte

Esta é a história mais recente.

O Autor

Stefani P. Paludo

Stefani P. Paludo

Stéfani é uma jovem escritora gaúcha que além de tudo é leitora, estudante de arquitetura e apaixonada por todas as artes em geral. Descobriu desde pequena o amor pelos livros e desde o início da adolescência o amor pela escrita. Possui algumas histórias postadas em plataformas onlines como Wattpad, e pretende prosseguir escrevendo sempre mais, não só como um hobby, mas como uma maneira de aliviar-se, descarregando pensamentos e reinventando a realidade.

2 Comentários

  1. Ana Luísa
    Fevereiro 8, 2018, 8:58 pm — Responder

    Stefani!
    Poxa, muito obrigada por isso. Fiquei emocionada!
    Amei cada palavrinha sua sobre meu filhote! E fico tão feliz que tenha gostado da história, dos personagens…

    Obrigada, de coração <3

    • Fevereiro 12, 2018, 9:11 pm — Responder

      De nada, Ana! Fiquei apaixonada por todos os seus filhos. Eles são únicos e especiais, assim como sua história.
      Parabéns! E todo o sucesso do mundo <3

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *