Wattpad

Conheça: Desterro no Wattpad

Desterro é um conto histórico e fantástico que mistura fatos reais do Brasil Colônia com elementos surreais como zumbis. Ele foi escrito pro Concurso do Perfil FantasiaLP que pedia um conto que contivesse exatamente isso.

Sinopse: Ninguém sabia ao certo como aquela praga do inferno se espalhara.
Porventura fosse uma maldição, agora, ficava a questão, quem a lançara?
Quer fossem os índios, os escravos ou as bruxas, tudo o que importava ao jovem padre era completar o seu relato, para que todos soubessem da ocorrência daquele fato.
Ou, quem sabe, fosse melhor rezar para sobreviver aos invasores espanhóis desmortos, que infestaram aquela vila desterrada, hoje conhecida como a capital de nossa Santa e bela Catarina.

O conto é narrado em primeira pessoa, de forma não linear e epistolar pelo Padre Samuel Santianno, o sétimo filho de uma família italiana e que foi criado desde a infância pelo Padre Miguel, da Companhia de Jesus, que lhe ensinou todo o necessário para se tornar um sacerdote. Porém, como na época em que o conto se passa a Companhia de Jesus já não era mais tão bem vista pela Coroa Portuguesa e pela Espanhola o menino passou escondido boa parte do tempo, até ser ordenado padre (sem saberem a que ordem ele pertencia) e ser mandado para uma nova capitania: a de Santa Catarina.

Fonte: da autora

Pe. Samuel aporta na atual ilha de Florianópolis e passa a ensinar os filhos dos militares e dos homens mais abastados da região sobre os mais diversos assuntos. Isso até o dia em que escutam sons de canhão e tudo muda. Nesse dia são atacados por zumbis (que diga-se de passagem possuem uma explicação muito boa para terem surgido).

A pequena vila vira um caos, e Pe. Samuel só consegue escapar do ataque graças à uma “doença” que ele possuí desde criança.

O trabalho de pesquisa do conto foi muito bem feito, levando em consideração fatos reais da região e os incorporando ao ataque zumbi,  até mesmo a forma em que a obra foi escrita nos remete aquela época, fazendo o uso de mesóclises e de expressões típicas de um padre do período colonial. E isso tudo de uma maneira fácil e simples de entender, sem que seja necessário se ler várias vezes a mesma frase. Também as cenas de luta e ação são bem escritas.

LINKS:

Leia Desterro no Wattpad

Siga Karen Felsky no Wattpad 

E curta A Hyposa no Facebook

Postagem Anterior

Conheça: Ascensão na Amazon

Post Seguinte

Conheça: Da Tua Rosa no Wattpad

O Autor

Stefani P. Paludo

Stefani P. Paludo

Stéfani é uma jovem escritora gaúcha que além de tudo é leitora, estudante de arquitetura e apaixonada por todas as artes em geral. Descobriu desde pequena o amor pelos livros e desde o início da adolescência o amor pela escrita. Possui algumas histórias postadas em plataformas onlines como Wattpad, e pretende prosseguir escrevendo sempre mais, não só como um hobby, mas como uma maneira de aliviar-se, descarregando pensamentos e reinventando a realidade.

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *