Wattpad

Conheça: Edelmann no Wattpad

Querendo ler uma ficção histórica disponível gratuitamente no Wattpad, com mais de 10 capítulos? Edelmann é a escolha perfeita. Trata-se de uma história sobre uma família alemã (Edelmann) e a sua vida nos anos finais da Segunda Guerra Mundial.

Sinopse:  “No inverno de 1944, a guerra se encontra em seu momento decisivo. Os Aliados começam avançar em direção ao território alemão, mas a queda do Terceiro Reich ainda é incerta.

Heidi Edelmann é uma jovem alemã que cresceu segundo os princípios nazistas. Depois do abandono de seu pai, um oficial nazista, e a desilusão de sua mãe, que reverenciava Hitler. A vida da jovem toma um novo rumo quando ela se torna o ponto forte de sua família, que acaba caindo sobre o domínio de soldados aliados. Conforme as consequências das crenças e ações de sua família tornam-se aparentes, Heidi começa encarar a escuridão dentro de si mesma.

Anos depois, na Berlim Ocidental, o jovem suíço Garth Larsi passa pelo luto recente de sua mãe quando descobre ser adotado. Inconformado por toda sua vida ter sido uma mentira, ele sai em busca de sua mãe biológica e de seu verdadeiro eu. Durante sua investigação, Garth encontra um elo entre sua origem e a história da família Edelmann.”

Fonte: Edelmann – O Segredo das Rosas (no Facebook)

Tudo começa em certa manhã, quando carros com soldados americanos chegam na Casa dos Edelmanns e invadem o local, matando o irmão mais velho da família e prendendo mãe, filho caçula e a jovem Heidi em sua própria casa. A tropa está atrás de informações e a procura do pai da família, um oficial nazista. Mas o homem já fugiu com alguns prisioneiros judeus do campo de concentração no dia anterior. Como nada encontram, os americanos permanecem alojados na casa. Com os três Edelmanns como reféns.

A história é narrada em terceira pessoa e os capítulos são alternados em pontos de vistas diferentes, contando desde a estranheza de Heidi ao lidar com vários soldados estrangeiros em sua casa e descobrir  o que seu pai e seu irmão faziam de verdade (inclusive ter que ajudar a limpar um dos campos de concentração), como também a descoberta do campo de concentração pela perspectiva de Benjamin (o Capitão) e a tristeza e raiva ao saber o que acontecia por ali e descobrir pouco a pouco o que os nazistas eram capazes de fazer.

A obra é um pouco pesada, justamente por tratar da 2ª Guerra, mas o clima de toda a história, a rotina e a vida dos Edelmanns me parece ser exatamente a que as famílias alemãs tinham na época. É pesado, repugnante, mas real.

Fonte: Edelmann – O Segredo das Rosas (no Facebook)

Os personagens não são pessoas perfeitas, nem mesmo os protagonista (Heidi e Benjamin). Todos têm muitos defeitos e a maioria deles até, mais defeitos do que qualidades. A Heidi, por exemplo, apesar de ter estudado na Inglaterra até o início de sua adolescência, cresceu no mundo alemão e na ideologia nazista, tendo os princípios do Führer muito bem arraigados em si. É difícil para ela conviver com pessoas que não sejam de descendência ariana e mais difícil ainda entender como um judeu pode ser o líder dos demais soldados.

Esse é um dos pontos mais fortes da narrativa da Bianca. Ela não romantiza os personagens ou faz deles seres superiores. Eles são humanos. Humanos que cresceram em um contexto próprio, que tiveram suas vidas, suas cicatrizes e que carregam isso em seus pensamentos, em suas falas e em seus atos. O próprio Capitão Benjamin sente uma certa repulsa por Heidi e pelos outros integrantes da família. Afinal, eles são alemães. Eles foram coniventes com todas aquelas atrocidades.

“Heidi desesperou-se. Aquele capitão era um judeu, ela tinha quase certeza, fazia parte da mais desprezível de todas as raças e estava no comando de todos aqueles homens? A decisão sobre suas vidas, seria tomada a partir das vontades de um… Judeu?” (Edelmann – O Segredo das Rosas – Bianca Korzi)

 

Ah! Acho que não contei algo importante sobre os personagens, Heidi é alemã e Benjamin é judeu. Os dois são praticamente inimigos. Mas tudo indica que desse ódio nascerá um amor e os personagens possivelmente se envolveram amorosamente no futuro. Não é nada certo, mas por algumas coisas que a autora deu a entender, eu acredito que isso aconteça mesmo. Porém, tenho certeza que não vai ser algo clichê. Vai ser bem diferente de tantos outros romances impossíveis por aí.

E só resta ler e acompanhar para descobrir. “Edelmann” é uma ótima história para quem gosta dessa temática da Segunda Guerra Mundial e para quem quer aprender mais sobre esse acontecimento que marcou o mundo. A autora tem bastante conhecimento sobre o assunto, faz diversas pesquisas e ainda sempre indica livros, filmes e músicas relacionadas ao final de cada capítulo.

Veja o booktrailer abaixo:

LINKS

Leia Edelmann no Wattpad

Siga Bianca Korzi no Wattpad

Curta Edelmann no Facebook

E veja também o teaser de Edelmann no Youtube (que é lindo)

Curta A Hyposa no Facebook

Postagem Anterior

Resenha: Cinza azul (Anita Saltiel)

Post Seguinte

Resenha: Diário de uma viajante

O Autor

Stefani P. Paludo

Stefani P. Paludo

Stéfani é uma jovem escritora gaúcha que além de tudo é leitora, estudante de arquitetura e apaixonada por todas as artes em geral. Descobriu desde pequena o amor pelos livros e desde o início da adolescência o amor pela escrita. Possui algumas histórias postadas em plataformas onlines como Wattpad, e pretende prosseguir escrevendo sempre mais, não só como um hobby, mas como uma maneira de aliviar-se, descarregando pensamentos e reinventando a realidade.

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *