GratuitosWattpad

Conheça: Invisível no Wattpad

Hoje vou indicar uma ficção científica ainda em andamento e com 8 capítulos postados e mil visualizações em pouquíssimos dias de publicação.

A história é sobre Zoe, uma jovem adolescente americana cega. Ela nasceu assim, mas após vários acontecimentos, começa a pensar o quanto seria bom poder enxergar o mundo como ele é e não como as pessoas dizem. Afinal, sabe que o céu é azul, mas como seria a cor azul? Dizem que ela só vê o preto, mas o que é o preto?

Fonte: do autor

Sinopse: “A cegueira nunca foi um real problema para Zoe. Até ela entrar no Ensino Médio e começar a sofrer bullying por isso. Após uma tentativa de suicídio mal sucedida, a pobre garota simplesmente desiste de ter uma vida feliz.

Agora, com seus 16 anos, ela percebe o quanto sua vida era sofrida e que continuaria daquele jeito até o final. A única saída seria antecipar sua morte. Afinal, não havia cura para sua deficiência. Ou havia?

Alguns dias depois da tentativa de suicídio, a adolescente recebe uma visita de agentes de uma empresa que está desenvolvendo um aparelho para evoluir a visão da raça humana. Eles prometem dar visão à garota, porém ela teria que participar dos testes que a empresa faria.

Achando uma maneira de escapar da sua vida antiga, Zoe aceita a proposta, com a esperança de viver melhor.

Mas ela não imaginava que enxergar o mundo como ele realmente é era tão tenebroso.”

Uma empresa de tecnologia, NeoTech, lhe oferece a oportunidade de testar um novo tratamento que a princípio promete lhe dar a visão, mas que a longo prazo pretende melhorar a visão de todos os humanos que puderem pagar por ele. A Neotech precisa testar seu novo produto em alguém cego e após tentar a permissão com diversos deficientes visuais, chegam na adolescente que vê ali a chance de mudar sua vida e recomeçar após sua tentativa de suicídio. Mas sabendo que seus pais não permitiriam que ela servisse como cobaia, engana eles e conta com a ajuda de seu único amigo Steve para começar a enxergar.

“Eu havia decorado tudo aquilo. E queria imaginar como seria isso. Mas eu não tenho nenhuma noção do que é preto. Não tenho nenhuma noção do que são pontos brilhantes. Não tenho nenhuma noção do azul, ou do branco, ou do cinza. Apesar de algumas pessoas dizerem que eu enxergo apenas a cor preta, não tenho uma noção concreta dela. Sei apenas que ela é a ausência de todas as cores.
É claro que tenho curiosidade para descobrir como são as cores. Como é uma obra de arte. Como o céu é de todas as suas maneiras…” (Invísivel – Gabriel Jakutis)

Talvez por tratar de temas como suicídio, bullying, ensino médio e adolescência, além de se passar nos Estados Unidos, a história me lembra muito 13 Reasons Why (Os Treze Porquês, em português). Mas aqui, na obra do Gabriel, o suicídio não é o tema central e sim a cegueira da personagem. E mesmo tendo muitos elementos semelhantes a famosa série da Netflix, “Invisível” não é, de forma alguma, clichê ou previsível.

Além de tudo, trata-se de uma ficção científica e não de um drama. Ou seja, a empresa NeoTech (responsável por trazer a visão de Zoe) é extremamente futurística e bem pensada. Fica claro desde o início o trabalho do autor em pesquisar sobre diversos assuntos, principalmente sobre os relacionados à ciência, à cegueira, à depressão, e à cidade em que a história se passa.

Fonte: do autor

A história é narrada em primeira pessoa no presente, o que torna a leitura muito dinâmica e nos faz sentir como se estivéssemos na pele da protagonista. Zoe descreve muito bem cada ambiente, com seus outros sentidos muito bem apurados, e os vários parágrafos descritivos (que é algo que costumo não gostar) são perfeitos. Sensíveis e simples, ao mesmo tempo. Entre alguns capítulos há os diálogos que ocorrem entre Zoe e sua psicóloga e pouco a pouco a menina vai contando os motivos que lhe levaram a buscar a morte.

Recomendo muito a leitura, já que a premissa da obra se difere de muitas outras por aí, com algo novo: uma adolescente cega que passa a enxergar e não gosta muito de como o mundo é de verdade. E também, trata de temas importantes e que precisam ser discutidos. Porém, como a história ainda está sendo escrita há alguns errinhos aqui e ali, mas nada que atrapalhe a leitura e que poderá ser facilmente consertados em uma revisão.

 

Links

 

Leia Invisível no Wattpad

Siga Gabriel Jakutis no Wattpad 

E curta A Hyposa no Facebook

Postagem Anterior

Resenha em primeira mão: Para onde vão os Suicidas?

Post Seguinte

Conheça: A Liberdade que Limita no Wattpad

O Autor

Stefani P. Paludo

Stefani P. Paludo

Stéfani é uma jovem escritora gaúcha que além de tudo é leitora, estudante de arquitetura e apaixonada por todas as artes em geral. Descobriu desde pequena o amor pelos livros e desde o início da adolescência o amor pela escrita. Possui algumas histórias postadas em plataformas onlines como Wattpad, e pretende prosseguir escrevendo sempre mais, não só como um hobby, mas como uma maneira de aliviar-se, descarregando pensamentos e reinventando a realidade.

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *