GratuitosWattpad

Conheça: Jornada Dupla no Wattpad

​Jornada Dupla é um conto dividido em três partes que tem pouco mais de 300 leituras e 82 votos no Wattpad.

 

No texto, a narradora permeia por pensamentos e preocupações durante a volta para casa – dela e da namorada. Ele é curto, com uma escrita atual, clara e que consegue fisgar o leitor. Porém, o peso do que é retratado pode exigir um minuto para respirar fundo e processar aquela sensação de “eu já passei por isso”, como a própria sinopse já alerta:

“O caminho de volta para casa pode ser extremamente desagradável. Para algumas pessoas mais do que para outras, com certeza. Creio que muitos de vocês não vivem as ruas como eu vivo.
Por isso, te convido a me acompanhar nessa jornada e, quem sabe se você tiver empatia o suficiente, você possa sentir o medo que existe dentro da minha pele.
(Retrata violências naturalizadas do cotidiano. Casos de machismo e LGBTfobia, fala sobre estupro e assédio, mas não há qualquer tipo de descrição explícita.)”

 

Eu li o conto há mais de um mês. Demorei a resenhar porque sentia que Jornada Dupla precisava de muito mais do que minha limitação momentânea era capaz de oferecer. Precisei respirar, digerir e escrever com calma e distanciamento. Isso porque o texto é maravilhoso do início ao fim. E sei que “maravilhoso” pode soar bem estranho de se escrever quando vou terminar esse mesmo parágrafo dizendo que é possível ler sentindo toda a agonia da narradora e compreendendo todas as nuances que fazem do conto tão condizente com a realidade quanto é.

O fato é que apesar de escrito para um concurso de ficção, a maneira crua e intensa como o texto é desenvolvido em primeira pessoa constrói o clima perfeito para retratar a realidade diária de grande partes das mulheres. Os pensamentos, medos e angústias descritos são, certamente, os mesmos que muitas passam todos os dias ou já passaram não apenas uma, mas diversas vezes.

A crítica social é explícita, quase ultrajante para aqueles que negam uma realidade que não vivenciam – e, sabemos, tem muitos por aí. A cada parágrafo é como se recebêssemos um novo choque de realidade. Uma nova frase, pensamento, constatação que faça o leitor refletir.

A verdade é que a escrita da Marina acabou me despertando sensações conflitantes: eu adoraria ler mais, conhecer as personagens, me aprofundar na história delas – o fim, inclusive, desperta curiosidade sobre a relação familiar da narradora -, mas ao mesmo tempo a agonia despertada pela identificação com as sensações já tão conhecidas fez com que eu fosse grata pelo texto ser relativamente curto. O peso, porém, parece ser um dos objetivos. E o texto cumpre seu papel de crítica magistralmente, conscientizando não apenas sobre os medos despertados por ser mulher – mas também aquele que são incitados quando uma mulher ama outra.

Jornada Dupla está disponível gratuitamente no Wattpad.

Links

Leia Jornada Dupla no Wattpad
Postagem Anterior

Resenha: Minha doce menina - Lucy Benton

Post Seguinte

Conheça: A Volta no Wattpad

O Autor

Camila Cruz

Camila Cruz

28 anos, amante de Literatura, Cinema e musicais. Adora aprender e conhecer, principalmente o que é novidade. Embora use o Wattpad há cerca de um ano, escreve desde que aprendeu a pegar em uma caneta — e mantém (quase) tudo em uma gaveta.
Se precisasse se descrever por uma única frase, essa seria de autoria de A. S. Byatt em Possessão: "I am a creature of my pen. My pen is the best part of me."

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *