Wattpad

Conheça: Oxigênio no Wattpad

Voltei e com uma indicação de um conto distópico maravilhoso e premiado! “Oxigênio” é o conto do André Luis escrito e ganhador do 1º lugar no Desafio 6 do perfil oficial do SciFiLP no Wattpad. Um conto médio, de um único capítulo, com não mais que 3.500 palavras e fortes emoções!

Sinopse: Em um mundo morto e subjugado, onde até mesmo o ar tem preço, a vida de um garoto insignificante está prestes a mudar radicalmente. De uma hora para outra ele se vê envolvido em um plano arriscado, envolto em mistérios, mas que pode transformar para sempre a realidade cáustica e opressiva que impera em sua sociedade.

Como é comum no gênero, a realidade em que a história acontece é a de um planeta devastado. O ar não é mais puro como antigamente, não existem mais árvores e as pessoas precisam sobreviver utilizando capsulas de ar. Porém essas capsulas não são distribuídas gratuitamente. Produzidas por uma empresa chamada CESV, são comercializadas e devem ser adquiridas pelas pessoas que querem se manter vivas e respirando.

Porém, obviamente, nem todos têm condições para pagar pelo ar que respiram, como é o caso do protagonista, que desde a infância– quando seus pais foram demitidos – se vira como pode, com um purificador de ar improvisado. Mais tarde, ainda quando era pequeno, os pais do menino foram mortos e ele se viu sozinho e sem ar, morrendo com a toxidade do oxigênio. Mas, resgatado antes que algo pior lhe acontecesse, foi criado por João e cresceu isolado, com danos permanentes em todo o corpo e um aspecto que lhe deu o apelido de Caveira.

Já crescido, o rapaz recebe um missão de seu “pai adotivo” e é aí que a aventura começa! Caveira é mandado para a CESV para uma tarefa extremamente importante e lá descobre o que o capitalismo é capaz de fazer.

“Avancei pela rua, me arriscando no meio dos carros. O coração querendo sair pelo peito. Estava excitado e temeroso. Cheguei ao JetLag; fiquei lá parado como Ernesto mandara. Tentei contactar João mas ele não respondeu. Conferi o medidor de ar, tinha o suficiente para mais duas horas. Então lembrei das palavras do guarda e coloquei meu neurochip offline.” (Oxigênio – André Luis Barreto)

Oxigênio é um conto muito bem escrito, com um nítido conhecimento do autor sobre o tema e sobre o gênero. Tem toda aquela pegada tecnológica da ficção científica e inclusive, o André faz com que os leitores mergulhem na história, com termos próprios daquele mundo ( como a polícia que se chama UTAU), um enredo curioso e envolvente, que não revela tudo de início e faz com que prossigamos a leitura e buscamos saber mais e mais informações.

Também, o final é surpreendente e condizente com o restante, deixando a possibilidade aberta do conto virar uma história maior (o que eu torço muito para que aconteça). Enfim, distopia é um dos meus gêneros preferidos, inclusive conheço vários contos e vários romances com essa temática e realmente “Oxigênio” me surpreendeu e me encantou.

LINKS:

Leia Oxigênio no Wattpad

Siga André Luis Barreto no Wattpad

Curta A Hyposa no Facebook

 

 

 

Postagem Anterior

Conheça: A Guardiã — As Relíquias de Aether

Post Seguinte

Conheça: Os 12 signos de Valentina

O Autor

Stefani P. Paludo

Stefani P. Paludo

Stéfani é uma jovem escritora gaúcha que além de tudo é leitora, estudante de arquitetura e apaixonada por todas as artes em geral. Descobriu desde pequena o amor pelos livros e desde o início da adolescência o amor pela escrita. Possui algumas histórias postadas em plataformas onlines como Wattpad, e pretende prosseguir escrevendo sempre mais, não só como um hobby, mas como uma maneira de aliviar-se, descarregando pensamentos e reinventando a realidade.

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *