GratuitosWattpad

Resenha: Princesa Alissa Tratado de Vidro Livro I – Beatriz Goes Cruz

Com mais de 19 mil leituras e mil e duzentos votos. Detentora do segundo lugar no Oscar Literário na categoria feminina de 2017 no Wattpad, Princesa Alissa me surpreendeu.

Antes de continuar, leia a sinopse:

Na véspera de seu aniversário de 17 anos, Alissa, a geniosa e impulsiva herdeira ao trono de Thormhold, se descobre prometida em casamento por conta de um antigo Tratado. No entanto, este passa a ser o menor de seus problemas quando pesadelos vívidos e aparentemente sem sentido começam a atormentá-la.

Em meio a traições, culpas e ressentimentos antigos, ela deverá aprender a confiar naqueles que estão ao seu lado. Mas ela será capaz de confiar em si mesma para mudar o rumo vertiginoso que sua vida toma?

 

Quando eu escolhi esse livro confesso que estava cheia de pré julgamentos. Achei que seria uma leitura leve, um romance bobo misturado a intrigas da corte. Porém, a cada capítulo, fui surpreendida.

A autora soube construir bem a trama. Ela construiu literalmente o mundo da Princesa Alissa e nos encheu de informações e detalhes como leis, manuais, tradições, músicas e cantigas :

 

“ Seja bravo e valente, guerreiro perdido / Mesmo que teu corpo e alma estejam feridos/ Mantém forte o teu espírito de luta/ Jamais na vida se dê por vencido.

Não te percas nas águas do lago Nanquim/ Em suas trevas de noite que remetem à morte/ Para um guerreiro persistente e de bom coração/ O destino sempre trará boa sorte.”

(Seja bravo – Cantiga Popular de Thormhold)

 

Apesar de tantos detalhes, não achei cansativo saber de leis e costumes do mundo de Alissa. Acredito que isso se deve ao fato da autora começar a desenvolver a história entre passado e presente com a princesa criança, adolescente e adulta (no contexto da história) e ir incorporando todas as informações.

Adorei a parte da história que Alissa era criança. Apesar de momentos tristes, houveram partes divertidas, momentos simples e bonitos.

O livro é bem psicológico mostrando questões como luto, traições, remorso, intrigas da corte e entre família. Os sentimentos são bem descritos e detalhados.

Um ponto bem interessante e positivo, na minha opinião, é que por mais que a Alissa se apaixone esse amor não apaga ou cura suas dores e seus problemas psicológicos (digamos assim).

Os personagens, principalmente Alissa, crescem e amadurecem ao longo do livro.

Além de passado e presente Princesa Alissa tem uma parte que defino como espiritual/ fantasia. Não é nada religioso. Temos contanto com o mundo dos sonhos e pesadelos de Alissa e os avisos que neles aparecem. Dando toque de fantasia no livro.

Acredito que o único ponto negativo no livro é que os capítulos são muito grandes, ficou cansativo. Apesar de eu amar todos os detalhes, parecia que o capitulo não terminava nunca.

Acho que se autora dividisse os capítulos em dois ou três aproveitando as divisões de contexto presente, passado e espiritual/ fantasia seria uma leitura mais fluída.

Porém, creio que esse ponto negativo não ofusca o livro. Sendo assim esse livro vale a pena ser lido e votado.

Onde encontrar : Wattpad

 

Postagem Anterior

Resenha: Um amor para Adam - Lucy Benton

Post Seguinte

Conheça: Sinistra no Wattpad

O Autor

Mariana Meira

Mariana Meira

Carioca, 23 anos, estudou História na Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Amante de artes, história e literatura.

Sem Comentários

Deixe sua pergunta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *